sábado, 19 de junho de 2010

Novo espetáculo do Grupo Formosura de Teatro, Heróis do Papelão.





O espetáculo “Heróis do Papelão” nasce da necessidade de tornar visível um agrupamento humano que transita diariamente pelos grandes centros urbanos, mas que é profundamente ignorado pelas classes mais abastadas: os catadores de material reciclável. A peça teatral vai aos poucos debulhando o viver de crianças, jovens, adultos e velhos em sua lida com as sobras produzidas por uma sociedade de consumo excludente e individualista. Em meio aos restos, sobras e detritos os catadores reinventam a vida. Estes homens e mulheres, em nossa compreensão, têm mais que uma fome física, aquela que dói e rói o estômago.Afome que desejamos expor é também a fome da alma, aquela que trazemos resguardada no mais intimo do nosso ser, aquela fome e desejo de buscar um sentido para nossa existência. A fome que nos empurra em luta pela felicidade. O que esta peça quer dizer é que ao empurrar um carrinho de geladeira, ou levar nas costas um saco à cata das sobras os catadores arrematam um périplo, onde se constrói a vida e o amor, este sentimento imprescindível das relações humanas.Nosso foco não é a violência (isto pode ser visto diariamente nas manchetes dos jornais), e sim a esperança, a coragem e a fé com que estas pessoas, ainda que colocadas no ultimo degrau da longa cadeia produtiva do reaproveitamento de materiais, conseguem se tornar sujeitos e não desistem da vida. “Heróis do Papelão” traz situações concretas construídas a partir dos relatos e depoimentos de catadores entrevistados por nós. Um espetáculo teatral com caráter artísticodocumental. Artístico, por não abrimos mão de comentar o mundo através do teatro, de utilizar esta linguagem em todo seu potencial de comunicação e possibilidade criativa. Documental, pois a peça estabelece um elo entre a realidade e a ficção. A poesia e o cotidiano são cúmplices da encenação, entrelaçando-se para construir uma outra realidade, a realidade teatral, com seus códigos e especificidades. “Heróis do Papelão” é composto por atores, bonecos, máscaras e música ao vivo. Ressaltando que esta música não é apenas ilustrativa, mas faz parte da dramaturgia do espetáculo.

Objetivo geral:
Montar um espetáculo de teatro a partir dos catadores de lixo da cidade de Fortaleza, mostrando como uma obra de arte pode ter ressonância nos problemas domundo contemporâneo.

Objetivos específicos:
Elaborar um texto dramatúrgico a partir de depoimentos colhidos em entrevistas realizadas com catadores de lixo da cidade de Fortaleza. Montar e apresentar um espetáculo de Teatro com atores, bonecos máscaras e música ao vivo.

Estréia:
Dia 26 de junho às 19h no *Theatro José de Alencar - Entrada Franca


Horário da temporada:
Dias 2, 3 ,4, 6, 10 e 11 de julho às 20h no *Teatro Sesc Emiliano Queiroz

e dias 15 e 16 de julho às 19h no *Theatro José de Alencar

Ingressos: R$ 7,00 / R$ 14,00 *Ingressos antecipados na Livraria Lua Nova


Contato: (85) 8772.3276 / 8133.0616

*Livraria Lua Nova
Avenida 13 de Maio,m 2861, Benfica, Fortaleza-

*Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525, Centro, Fortaleza-Ce

*SESC Emiliano Queiroz
Avenida Duque de Caxias, 1701, Centro, Fortaleza-Ce

(perfil no orkut) http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8883597840122756855



Nenhum comentário:

Postar um comentário